segunda-feira, abril 07, 2008

TRIATLO DO RIBATEJO 2008 (Alpiarça/Santarém)

Antes de mais parabéns a todos aqueles que nos proporcionaram esta bela manhã de sol, excepto.... exceptoooooooo.... aqueles que nos proporcionaram esta bela manhã de sol... e refiro-me vocês sabem bem a quem... acho que não é preciso dizer nomes... é preciso? Ok...

Refiro-me então ao pessoal que resolveu tentar entrar para o Guinness, em simultâneo com o Triatlo do Ribatejo, com o maior puzzle de cestos (com fatos de triatlo lá dentro) alguma vez efectuado na zona centro do Ribatejo. (todos se recordam da 1ª tentativa do género em Palhaçais de Cima por alturas do casamento da "Sobrinha" do presidente da Junta)... adiante...

250 convivas! Com bastante publico a assistir, tanto na panela de pressão de Alpiarça, como em Santarém's Downtown. MUITO POSITIVO!!!

Epá, Portugal no que ao Triatlo diz respeito, não só faz melhor, como consegue inovar a cada prova que passa, senão vejamos...


Estreia mundial do segmento "Sushi-Swim"

Desde "Cobras de Água" a "Bois Almiscarados", passando pelo "Monstro do Lago Ness", os relatos que ouvi depois do aquecimento na panela eram no mínimo assustadores:

- "Juro-te que levou 2 gajos para baixo mesmo à minha frente... tinha no mínimo uns 13 metros..."

- "... e portanto como eu já suspeitava, os fenómenos do Entrocamento tiveram as suas raízes precisamente aqui, nesta poça que..."

- "Eu não te disse que o IMAX era em V.Franca de Xira... e que não cospia fogo do ecrã..."

entre outras frases do género!

Mal sabia eu que as frases não eram mais que metáforas sobre o que se viria a passar a seguir...


The WWS (World Wrestling Swim, mais uma estreia galática...)

A definição de partida à morte não sei de quem veio, mas percebi claramente o porquê da sua aparição... aliás não diria bem partida... nem largarta... mas mais fugida à morte... eu bem que tentei, mas devia ser o gajo que dava mais pontos para o campeonato das amonas assassinas...

O 2º round foi claramente meu com 2 uppercuts de dedo grande do pé esquerdo, e uma braçada de baixo para cima que apanhou pelo menos 3 tintins... o Tintim que faltava devia vir lá mais atrás :P


(Imagem que encontrei não sei bem onde... estes riscos azuis é que foi pena)


Inovação 3 - Saída da água por uma via de escalada 7b+ (sem cordas)

A imagem que me veio à cabeça ao sair da água, foi a de um monte de velhinhos a tentar andar em sentido contrário numa passadeira rolante... caiam que nem tordos!!!

Eu que já tenho muita esperiência do BTT em subidas inclinadas, apliquei a técnica dos zig zags para conseguir ultrapassar o declive imposto pelo louco de serviço... (aka Director Ténico)

Depois de chegar cá a cima, foi tempo de seguir os meninos que iam à minha frente, já que não tive tempo de decorar o caminho desde a saída da água até à bike.

Tirei o facto com a usual graciosidade que me caracteriza, coloquei os óculos para o estilo, capacete para o estilo e agarrei na bicicleta para não ir a pé até Santarém...

Novamente com a inovadora técnica dos elasticozinhos, levei a bicicleta descalço até à saída do parque de estacionamento e coloquei os pezinhos nos sapatos mais ou menos a custo...

Segmento das Bicicletas

Custosa foi também a saída, porque era ligeiramente a subir (numa distância de 2,14 metros) mas como deixei a relação maior (74 x 6.2) engrenada, tive que me meter de pé aos saltos em cima de um dos pedais (inclusivé com uma velhota de grande porte nos braços, que estava a assistir à prova, para fazer mais peso) para que lá conseguisse rodar os pedais e sair daquele buraco...

Coloco o pezinho direito dentro do sapato e fecho o sapatinho, coloco o pezinho esquerdo dentro do sapato e .... CATÁSTROFE!!!!

A fita/presilha, ou lá como é que se chama aquelas coisas que fecham os sapatos de bicicleta, saíu da respectiva argolinha e aquela porra para entrar tem que ser no ângula inverso ao quadrado da hipotenusa... pelo que, com a bicicleta já a 0,23 metros por século, decidi abortar a boa figura e encostar para meter aquela coisa no sítio... entretanto lá iam passando os amigos do "SAI DA FRENTE CAR@%&#$...!!!"

Depois de restabelecida a ordem natural das coisas, foi hora de imprimir o ritmo VO(mito) e tentar apanhar os senhores dos impropérios!

Apanhei logo no primeiro topo aquele... susto, já que a certa altura ouvi um PIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII e julguei que estivesse com a máquina dos hospitais que faz "PING" ligada ao coração... mas não... tava tudo quase bem...

Apanhei sim aqueles que seriam os meus companheiros de ciclismo e com os quais dividi despesas (meretrizes à parte porque eles comeram mais que eu...) na primeira parte do percurso, mais ou menos até à saída de Alpiarça.

Eram eles 2 elementos da Marinha e mais outro que agora n me recordo, mas julgo ter sido o Telmo Veloso do Porto Runners.

Entretanto com os pequenos grupos que fomos apanhando, formou-se um grupo de quase 30 pessoas, que acabou por cortar o ímpeto inicial, já que nem fod... nem deixavam fod...

Portanto lá segui naquele grupo com mistura de condutores de fim de semana, com invisuais de vendas nos ouvidos, em que apenas por ser um crente com lugar no TOP 10 - Cantadeiros de Pai Nosso é que não houve quedas à minha frente... nunca mais me apanham noutra!

De vez em quando, e seguindo o pelotão a uma velocidade relativamente reduzida (talvez 35km/h), saía 1 ou 2 meninos que tinham sido apanhados anteriormente, com rasgos de Armstrongs, e em que se tentavam suicidar durante 100m num sprint insano... espeeeeeera... se calhar estavam a fugir do Tamboril-elefante que entretanto saíu do 1º segmento precisamente em 100º lugar... enfim...

É que um gajo trava mais que o que pedala...

Depois fomos apanhado em plena ponte por um grupo de Easy Riders, que não me atiraram ao rio porque não conseguiram... entre eles seguia o Alcino Serras mas que ainda assim foi o mais delicado... sem chegar a arrepiar a espinha claro!

Na subida, para além dos que vieram de trás com o Alcino e pouco mais, lá ficou tudo para trás a pensar nos sprints que não deviam ter feito...

Quando eu começava a aquecer (acima do ponto de ebulição do titânio) a subida acabou, não me deixando demonstrar toda a minha capacidade de escalada ciclistica... é que a partir dali é que eu ia ser mesmo brutal!

Depois foi só pedalar mais um pouco até à entrada triunfal naquele parque de transição à la Mundial e mostrar com orgulho as minhas feridas de guerra (unhas negras) às unidades de espectadores ...

Nova saída em andamento, confirmando a mestria demonstrada em Quarteira, mas venho ali naquele limbo entre:
  • sair cedo de mais - antes da velocidade estar a condizer com as mais básicas leis da física (lembro-me sempre do herói que ainda o combóio não baixou dos 50km/h, e está a sair a pés juntos para a estação... fazendo aquele engraçado efeito de saltar de cabeça para a frente com os bracinhos lá atrás, qual F14 em voo supersónico...)
  • deixar a bike abrandar demais - fazendo com que caia para o lado em que não estão pernas da minha pessoa, e originando assim aquele gemidozinho normal de quando a pedaleira entra tintins a dentro... (eu já tinha falado em tintins neste relato não já? isto de falar em orgãos sexuais que, alguns, outros gajos também possuem é um pouco embaraçoso... nunca mais falo em tin...)
Mas a coisa lá correu bem... não que eu me lembre como correu, mas como estou aqui a escrever sem auxilio de oxigenio presumo que tenha saído para dentro...do parque de transição, nas melhores condições... possíveis!


A Maratona

...dos 5km ... quer dizer dos 4 e tal... já que... ou estava um vento ciclónico em que o perímetro do furação coincidiu ao milimetro com percurso de corrida ( e se coincidiu deve ser mais um record para a prova) inclusive acertaram na previsão do sentido de sopro do dito, ou aquilo não tinha 5km... Acho ainda assim mais fácil ocorrer o episódio metereológico do que a organização ter falhado mais de 10cm na distância!

3 voltas! 3 garrafas!

Se existissem 2 abastecimentos por volta teriam sido 6 garrafas, e por aí adiante até aos 137 abastecimentos por volta... valor que me permitiria chegar às 411 tampas azuis que dão direito ao par de canadianas.

Estava calor... e suponho que a dificuldade deste segmento ultrapassou, de longe, qualquer maratona num qualquer ironman, já que em plena "Praça das Traseiras" (sorry, não sei o nome, mas acho que não era bem este) e com o sol a bater de quina mesmo na baba seca ao canto da boca do rominante, nos obrigavam a fazer um voo rasante às 8 mesas da esplanada que colocaram como obstáculo, repletas de tudo o que lembrava "fresquinho"... desde garrafinhas de água com sabor a limão, até jovens estudantes de enfermagem com 18 anos completados na sexta-feira anterior à prova... Não se faz!

(Riscos azuis tirados não sei bem de onde... estas fatias de imagem é que foi pena)

Terminei com o habitual sprint (palavra que no me caso significa uma espécie de fast forward mental que eu faço da minha própria chegada - tenho essa capacidade), para parecer que não fora terem-me escondido a bicicleta dentro da mochila dum gajo que por acaso não a deixou no PT porque não se podiam deixar mochilas no PT porque senão o puzzle final não contava para o Guinnesssssssss... eu teria chegado em primeiro!!!

Bom... resumindo... um b-e-e-e-e-r-i-l-h-a-n-t-e 74º lugar entre os mais de 250 atletas da nata mundial de triatlo... incluindo aquela senhora que tem chegado em último e que faz um segmento por dia... ai não... estão-me aqui a dizer que afinal é tudo no mesmo dia... a luz é que já é outra quando chega... da bicicleta...

... dizia eu 74º com 1h04'44'', a mais de 10' do grande vencedor (esse rapaz vai longe) (rápido pelo menos vai...)


A próxima é já Sábado pelas 15h em Pedrogão com partida na barragem do Cabril... que rima com pernil (se calhar vou mais cedo e como por lá...)

See u all out there!

4 comentários:

Unknown disse...

Genial!

Anónimo disse...

Completo, genial.
Eu também ia no teu grupo de ciclismo e nmo mínimo, achei muita graça, à chegada do grupo do Alcino, pois quem vinha atrás parecia, ou queria ter, via verde.
Continua com estes textos, que eu sempre voltarei após cada prova para vâ-los.

Anónimo disse...

Já há algum tempo que não me ria tanto! Palavra de honra! Parabéns assim vale a pena sofrer!
Maria

Rui disse...

Muito bom, continua a dar-lhe com alma!

1 abraço
Rui Sousa