domingo, fevereiro 25, 2007

8º G. P. do Atlântico

25 de Fevereiro - G.P. do Atlântico

Segue já a classificação da prova...

Percurso: 6
Marcação: 8
Abastecimentos: 6
Assistência: 8
Dificuldade Física: 7
Dificuldade Técnica: 1
Extras: --
Preço/Qualidade: 6

Geral: 6

E pronto... finalmente, ao fim de mais de 2 anos, bati o meu anterior record numa prova de 10km (era de 40'47'' cumprido na Corrida do Tejo), e fiz 38'40'' ficando na 64º da geral de entre 917 atletas que terminaram.

A não participação em provas oficiais desta distância nos últimos tempos, impediram-me de o conseguir mais cedo, uma vez que em provas quer mais curtas, quer mais longas, fui tendo ritmos que indicavam que seria capaz de baixar dos 40'... só faltava mesmo confirmar!

De resto a #1, equipa da qual faço parte, ficou em 27º de entre 70 equipas com 4 ou mais atletas (número mínimo de atletas para o tempo da equipa ser considerado).

Fui para a prova na companhia de 4 #1's, juntamo-nos a mais um que lá estava, e cada um deles com uma história para contar:

  • Paulo do Carmo - possivelmente o gajo com mais horas de treino em ginásios , e que ainda continua vivo
  • Luis De Las Gambas - homem habituado a mexer nas bolas com as mãos desde tenra idade...
  • Bruno Barran - o gajo com mais Audis no país...
  • Nuno Oliveira - o peso-pesado do atletismo
  • Pedro Almeida - o apostador de serviço (aposta sobretudo nas corridas de éguas)

E chegados ao local de partida, fazemos o levantamento dos dorsais (neste momento basta o Paulo olhar para a secretaria e logo vem pelos ares um envelope com os nossos dorsais...), um pequeno aquecimento, a respectiva mijinha e posicionamo-nos perto dos lugares da frente para não ter de andar aos zig-zags no início.

Tudo a postos, carro com o "0:00:00" a pedir para começar e PIMBA... tudo a correr...

Os 4 primeiros kms foram anormais para mim, já que conseguia ver ainda o carro do relógio e os primeiros atletas, ainda que cada vez mais longe, (1ºkm a 3'17'', 2º a 3'34'', 3º a 3'47'' e 4º a 3'52'') mas resolvi atacar logo no início pois sabia que se quisesse manter o ritmo abaixo dos 4'/km teria de tentar fazer bons kms enquanto as pernas ainda estavam frescas...

A partir do 4ºKm comecei a abrandar um pouco pois sabia que não aguentaria aquele ritmo durante toda a prova, e se não quisesse quebrar completamente teria de ser ali a partir do km4 que a coisa tinha de começar a ser gerida.

A longa recta traseira (com uma certa inclinação ascendente) e com partes em empedrado, acabaram com qualquer hipotética sensação de conforto, e começou o verdadeiro sacrifício. Chegamos novamente à avenida principal, para cortar à direita numa zona que subia um pouco mais e em que dava para controlar o ritmo dos primeiros atletas. Contornei a rotunda e iniciava-se a descida, que devido ao estado físico, já não trouxe grande benefício em termos de velocidade. Durante a descida ainda vi passar do outro lado o Paulo Carmo que vinha perto e com bom ar (viria também a bater o seu record pessoal na distância por 2' com 41' e poucos segundos no final).

Desci tudo o que havia para descer e iniciou-se a recta de regresso, vejo também o Nuno Oliveira um pouco mais tarde, também ele a bater o seu record pessoal em mais de 2', quando avisto a placa dos 8km (os últimos 4 km tinham sido então cumpridos sempre marginalmente acima dos 4', o que não "agoirava" nada de bom...), e fico com a sensação que da placa até à meta não pareciam 2km "...mas tá bem..."!!!

Nisto vejo pessoal a passar do outro lado em sentido contrário com um andamento como deve ser, e penso cá para mim " olha estes ou adormeceram, ou estão a a tentar bater o record da 2ª metade da prova....", mas poucos metros mais à frente percebo o porquê daqueles ritmos... É que eram os atletas da frente, que já tinham dado a volta a outra rotunda e regressado para trás... logo agora que eu já estava psicologicamente a pensar na meta ali à frente...

Fui portanto a chorar o resto do caminho e a tentar não vomitar de esforço, para tentar conservar os segundos ganhos nos primeiros kms e assim conseguir atingir o objectivo dos menos de 40'... (os últimos 2km foram feitos em 3'55'' e 3'50'' respectivamente).

Cruzei a meta com a sensação que não conseguiria tirar nem mais 5'' ao tempo feito, o que é excelente... quer dizer que dei mesmo tudo o que tinha para dar ;)

No próximo domingo realiza-se em Grândola a primeira prova da Taça Nacional de Duatlo, sendo que a mesma se disputa em sistema de Contra-Relógio, com os atletas e "atletas" a partir a cada 30'' , e efectuando o percurso sem recurso a "rodas"...

Sem comentários: