terça-feira, fevereiro 20, 2007

XI DUATLO DAS LEZÍRIAS

18 de Fevereiro de 2007 - DUATLO DAS LEZÍRIAS



Percurso: 7

Marcação: 10

Abastecimentos: 7

Assistência: 7

Dificuldade Física: 7

Dificuldade Técnica: 3

Extras: 7

Preço/Qualidade: 7

GERAL: 7

Vamos lá a ver, eu dei 7 valores à prova mas aquilo é bem divertido e é sem dúvida a melhor prova para quem se quer iniciar nestas lides, já que o percurso é totalmente plano (apesar do vento que normalmente se faz sentir...).

Resumo dos acontecimentos:

Cheguei juntamente com a esposa, para a sua estreia em duatlos (espero que não tenha sido ao mesmo tempo a última prova da sua ainda não muito longa carreira de duatleta), e fomos levantar o respectivo dorsal.

Tudo muito bem organizado e tal, fomos montar as bikes, voltamos e fomos colocar as bikes na zona de transição. Não vi quase colegas nenhuns do Belém (uma outra cara menos conhecida, como aliás dever ser a minha para eles...), mas encontrei alguns conhecidos destas e de outras andanças.

Fomos para trás da meta fazer o aquecimentozinho do costume, 1 recta e dois saltos de joelhos ao peito com todá força... (acho que no 2º salto parti 2 costelas), e para finalizar o respectivo alongamento dos pulsos para que o sprint inicial entre o público tenha a amplitude de braços que merece.

Ainda fui fazer a mijinha da praxe junto ao arame farpado, e dirigi-me de seguida para uma zona perto dos prós para aproveitar o efeito de sucção inicial e com isso passar junto ao público parecendo um deles...

Dei as dicas finais à esposa, ou seja, disse-lhe para se encostar sempre à berma porque aquilo quando os gajos da frente nos apanham, é pior do que ir numa bicicleta na faixa do meio da auto-estrada... they brake for no one...

Pronto! Tudo preparado, vamos lá a andar com isto... PUM!!!

Primeiros metros a tentar não pisar, nem ser pisado, como de costume, e lá me meto atrás de um colega de equipa pelo lado direito para ver se fujo à molhada. Saímos da zona do público e lá começa verdadeiramente a prova onde aproveito para ver quem vai ali perto de conhecido... vejo o Sr. Feijão da Halcon que tinha ficado mesmo à minha frente, no Jamor, e resolvi tentar segui-lo apesar de saber que ele corre mais... depois vejo a Anais e digo para mim... hmmm uma campeã do mundo... isto deve dar fotos quando chegar ao pé do público... (o ano passado tinha sido a Bárbara) este ano vai a Anais... e lá vou umas vezes à frente outras vezes atrás, mas sempre por ali....

Primeira volta... ao bidon... e sigo na roda da Anais e da Joana Marques entre outros atletas masculinos. Na segunda volta tudo na mesma, mas sinto que ou os gajos da frente vão mais devagar ou eu vou substancialmente mais rápido do que no ano passado... já que os apanhei bem mais longe do público e a diferença de velocidades não parecia assim tanta... (ya... 15' para 19', são só 4' o que é que é isso...).

Chego à zona de transição colado à Anais, que tem um ou dois ataques cardíacos quando percebe que a bicicleta dela tá... onde ela não está... e desata aos palavrões, o que me ajudou a sair dali, porque como bom menino que sou, não posso ouvir palavras feias do tipo "FODASSE Ó CARALHO..." e coisas assim... fuiiiiiiiiii

Bom.... assim que este menino se mete a pedalar... uiiiiiii era vê-los a passar.... para trás claro!

Senti-me sempre muito bem na bike, e fui apanhando grupos, cooperando e seguindo para o grupo seguinte. Mais para o fim apanhei um tal de Serrazina completamente ensanguentado de uma queda colectiva segundo consegui perceber, e da qual ficou um rapaz para trás... (já no início, parece que alguém se atirou à agua... e nem sequer estava assim tanto calor...). Eu, o Serrazina, um espanhol e mais uns 2 ou 3, viemos mais ou menos desde aquele penúltimo troço com mais pedra, sempre juntos e a apanhar pessoal... até chegar novamente à zona de transição.

Saí para o ciclismo em 66º e cheguei do ciclismo em 34º.

Faço a transição muito rapidamente e saio para a corrida, não tendo até final nenhuma cãimbra, mas sentido no regresso da corrida uma quebra não muscular mas mesmo de fome :)... mas consegui aguentar mais ou menos o ritmo até final, só sendo passado pelo Serrazina já perto da ponte.

Acabei em 35º com 1h10'38'', quase menos 2'30'' do que no ano anterior, muito graças ao progresso na corrida, com as médias:

1ª corrida: 3'46''/km

Bicicleta: 32.8 km/h

2ª corrida: 3'52''/km

NEXT: G.P. Atlântico (10km de atletismo)

Sem comentários: