terça-feira, maio 11, 2010

TRIATLO DE ABRANTES E COIMBRA 2010

Oooooora boa tarde!

Desde os idos de 22 de Fevereiro que não vos brindava com este aglomerado de palavras idiotas sobre uma actividade qualquer em licras!

E não vos brindei, não por não gostar de vocês, mas porque estou-me completamente a c...agar para vocês (no bom sentido claro!).

A verdade é que nada se passou, como de resto a vida deve ser... ali… sem novidades, tentando passar despercebido... quanto menos acontecer melhor... que é para não cansar!

Mas ainda assim, no que toca a treinos (uma vez que este site é uma espécie de santuário da alta competição em Pirescoxe), ainda nadei 3 vezes (contando com os triatlos de Abrantes e Coimbra neste mês) e fiz umas quantas corridas, mais propriamente Salvaterra de Magos (12km) e os triatlos de Abrantes e Coimbra :)

Portanto, a alta competição, e respectiva carga de treino, chegou para não mais largar... e hoje inclusive já marchou um bife “à super-chefe” + uma caneca de sangria, para não ficar demasiado magro! Ficam a saber que na alta competição tudo é levado ao extremo... até estas coisas de compensar gastos calóricos com comida criteriosamente seleccionada!

Mas voltando ao que “nos” interessa, a época de triatlo para a minha pessoa iniciou este ano logo em Maio (por pouco não arrancava depois de ter terminado…) com o triatlo de Abrantes. Triatlo esse que pode ser resumido em 3 palavras: Natação, Bicicleta e Corrida!

Foi uma prova um nada mais seca que a do ano anterior - em que só houve o segmento de natação mas com 3 calçados diferentes (primeiro sem, depois com uma bicicleta e por fim uns ténes) – e com a subida que me permitiria alcançar os lugares cimeiros cortada a meio para que o resto do pessoal conseguisse desmontar a apenas 2/3 da subida, e não logo no 1º 1/6!

Fiquei em 2º da já famosa equipa CVG/LINK, mas com a ausência do Mister Carmo que anda a brincar às lesões nas iscas rabiais (ou lá como é que ele chama àquilo…pelo sim pelo não nunca peço para ele se “desenvolver” muito)!

Avançando já para o triatlo de Coimbra, triatlo este que pode ser resumido em 3 palavras: Que cambada de anormais! E refiro-me logicamente a este aglomerado de totós em torno de um deus (eu!), que todos juntos não fazem metade!

Pior… no final veio-se a descobrir que, desta amálgama de gente construída à paulada e untada com Voltaren fora do prazo, houve um que saiu de lá com uma medalha de bronze no escalão mais competitivo da 3ª idade, o V1! Foi ele o mister Carmo e ainda por cima lesionado! Isto diz bem do estado a que chegou o triatlo em Portugal.

Mas voltemos ao início, saí de Lisboa por volta das “coiso” (que é para vocês não escreverem as horas a que saio de Lisboa, na capa da caderneta “A vida glamurosa do DASS’ILVA – Edição 36”), na furgoneta do mister e na companhia de um futuro vomitador de hamburguesas no campeonato do mundo de triatlo – refiro-me a nada mais nada menos que Francisco Machado, Júnior, e que sempre que pode se senta ao pé de mim só para respirar o mesmo ar... rarefeito, porque eu tenho os pulmões que se sabe!

Chegamos a Coimbra por volta das 9h45 (não, não digo que velocidade média fizemos a viagem seus matreiros…), e desde logo, aquele ser baboso que veio com a cabeça junto aos pés a viagem toda, saiu do carro qual zombie e ficou a olhar para o porta-bagagens… O Mister pede-lhe para segurar a bike mas ele está fascinado com a bagageira da carrinha e não há quem o distraia… O Mister pede-lhe para tirar o seu saco de cima da bicicleta dele e olhos dele reflectem com 130% mais de brilho a traseira da viatura… O Mister lança um “Porra saí ao menos para eu conseguir tirar a bike porque o teu saco já eu o tive de tirar”… Nada! É uma bagageira… o que pode valer mais que isso! (Quase) que te compreendo francisco!

Passados estes ¾ de hora naquela zona do carro, lá nos equipamos os 3 para ir reconhecer o percurso em modo turístico, e quando já íamos a meio do caminho… Carmo diz… Francisco…! Pxói!!! Chiquiiiito!!! Não queres levar o capacete? E a bicicleta…também? É só para não vires aí a andar a atrás de nós porque parece estranho… (escusado será dizer que quem lá foi buscar as coisas foi o Carmo, porque ele tinha medo de ter uma recaída e já só faltavam 45’ para o início da prova).

Dada a voltinha, chegamos ao parque de estacionamento e começam a aparecer uma a uma as maleitas da equipa, e que aproveito para revelar aqui tipo apresentação da equipa CVG/LINK 2010 (ordenados já pela ordem de chegada à meta nesta prova):



Francisco Machado (O homem-baba) – há quem tenha capacidade para adormecer nas viagens de carro… mas ele é já a versão v2.1 e adormece nas viagens, ponto, quer esteja dentro ou fora do carro!


Fernando Carmo (O homem-lesão) - se não tem uma coisa qualquer terminada em “…ais” ou “…ites” não está nos seus dias…


DASS’ILVA (O Homem) – ainda está para ser escrita uma descrição tão completa do que é ser um Homem à séria, como qualquer uma das minhas fotos o conseguem fazer!


Gonçalo Vicente (O homem-crocodilo) – a forma como se debate, no chão, para conseguir tirar o fato depois do segmento de natação, é a réplica perfeita de um crocodilo a tentar cortar ao meio um mamute só com a boca… arrepiante!


Manuel Gonçalves (O homem-do-bigode) – uns calçam os ténis da bike em andamento, outros viram o dorsal para trás em andamento, ele aperta o capacete a meio da 3ª volta (de 3)… só assim para ver como o homem é focado em apanhar o gajo que vai à frente!


João Serôdio (O homem-que-dobra-a-toca-no-parque-de-transição) – chegar da água, colocar capacete enquanto se tirar o fato, óculos, agarrar na bike… renheuuuuu!!!? Naaaaahhhhh… chegar da água, tirar o fato com calma… tirar óculos e meter dentro da bolsa piquena, sacar a touca, limpar com a toalha seca e pulverizar com pó-de-talco, dobrar em 4, colocar dentro do saco previamente aberto e guardar na bolsa grande. Vamos colocar o capacete, vamos a isso, e óculos e ténis… primeiro 1 depois o ouuuuutro… e deixa cá ver se não me esqueço de nada?! Parece que está tudo… meti a touca na bolsa grande não meti?! Burro! Era na média… deixa cá trocar senão depois isto é uma confusão… pronto! Agora está tudo! Beijinhos Ritinha, e olho aí na mala que eu não confio no Barbooooosa!


Luis Barboooooosa (O “homem”-rã) – …sem as 4 patas! Progride na água como uma tartaruga virada ao contrário cheia de furos no casco… para baixo! Diz ser matemático, porém… querem ver… “Oh Barboooosa! Diz aí quanto é que é 2 + 2 em base 3, só para ver aqui uma coisa…” A resposta, só vos digo, é hilariante! Barbooooosa sabes que digo isto mas que estás aqui… No fundo da tabela!


Helder Figueiredo (O homem-novo) – novo, porque foi a primeira vez que apareceu! Se o Barbosa nada mal, este se se afogasse, o corpo nem com a corrente a favor daria à costa! Porém viu logo que mais uma ou duas provas, e tem o Barbooooosa a ter de derreter a sua cremalheira 22 (prato grande na frente) para o apanhar!

Há ainda mais 2 indivíduos na equipa que não apareceram por motivos de força menor:

Luis Pimenta (O homem-pássaro) – piloto de helicópteros que não compreende como é que não aparece no ranking de triatlo de 2010, só porque não fez ainda nenhuma prova esta época… ele há coisas estranhas!


Bruno Salvador (O homem-da-anca-mole) – que dizer deste bailarino!? Treina os melhores! Corre como os piores! É daqueles rapazes que diz elas não o largam… elas quem?! As más prestações? Uma coisa é certa, mesmo não se assumindo e mantendo-se dentro do armário…, também não daquelas pessoas que tente disfarçar, o que já evita confusões!


Feitas as apresentações da casa dos horrores, resta-me dizer que a prova foi muito bela, com sol depois da chuva, com a água a roçar os 4ºC, com a água a roçar os 4 cm de profundidade em algumas zonas. A minha natação foi brutal, com um arranque detrás de uma das bóias só para aumentar o grau de dificuldade, e com um atleta a partir à minha frente que parecia ter ficado preso nalguma rede. Era só espuma e andar para a frente que é bom tas quieto… passados uns 3’ lá conseguiu começar a andar… cheira-me que arrancou com potência a mais e ficou ali a patinar!

Nadei para lá, depois contornei à direita, novamente à direita e depois vim para cá… chegado à plataforma de saída, e com 2 dedinhos apenas na plataforma salto de uma só vez para fora de água e caio já a correr… (cheguei a ouvir um miúdo exclamar… e pai olha aquele golfinho a saltar… ai não é o super homem queimado…)!

Série VO3 até à bicicleta, porrada no fato (só ganhei ao 5º round, mas foi porque me apanhou distraído), e ala que se faz tarde! Bicicleta toda atrás de um grupinho que me apanhou, não me perguntem nomes, só sei que ia uma carolina de cor de rosa… acho!

Cheguei junto com a Catarina Lar de Sonho, e com a futura colega de equipa Ana Teresa Machado que entretanto tinha apanhado na bicicleta. Ambas as 2 foram para a frente, porque eu deixei, e lá me fui arrastando com graciosidade, à espera da água que nunca chegou… tendo que reduzir dos 2’50’’/km para os 4’50’’/km por precaução.

Mesmo a chegar ao final vejo a Catarina e disse para comigo… (não posso dizer o que disse…) e acelerei em modo Stealth… Mesmo em cima da meta passo por ela… e bato-lhe levemente nas costas com a mão (e no resto do corpo com os olhos…), dizendo vem cá buscar se queres… não quis! Mais perdeu!

Fiz quase TOP 100, se bem que o importante é estar no TOP… o número já é um preciosismo!

Arrumamos as coisas, fomos ao fórum comer uma salad… um hambúrguer dos grandes e bazemos para baixo! O Francisco ia dizer que agora para baixo se ia manter acordado a viagem toda mas… adormeceu a meio!

Próximas provas da equipa? Peniche (há a corrida do Oriente… não sei como vou descalçar esta bota) e Oeiras pois claro!

FOTOS de RITINHA (menos a do Salvador agarrado ao instrumento!)

6 comentários:

Fernando Carmo disse...

Genial. Tu és um talento literário por descobrir!
Gato Fedorento já temos. Podias ser o rato Fedorento! :-D
FC

E disse...

que hilário!!! já sei que vou passar o restante da tarde com um sorriso no rosto só me lembrando dessa aventura de sua equipe!!! ah, quando estava me preparando para a minha primeira maratona e procurava dicas de corrida, achei o roda digital, e pronto! às vesperas da prova e durante a prova, não pensava em nenhuma das dicas das revistas conceituadas e dos corredores experientes, só me lembrava de seu relato da maratona de sevilla! e morrendo de rir, é claro!

RCosta disse...

CVG A MAIOR EQUIPA DE PORTUGAL!!! A descrição da equipa está 5 estrelas.

Ruben C

sica disse...

Epá este relato foi mais fraquito que o anterior, está visto que para grandes relatos são necessários grandes desafios, um gajo que vem para o triatlo fazer sprints naaaaaa... , fala lá com o Mister ele que se deixe de lesões e vão os dois ver a fauna e flora na reserva de São Jacinto, estou certo que daria um relato excelente.

RuiRuim disse...

aahhah ve lá se fazes mais provas!

tudo_nice disse...

Podem acompanhar as provas onde vamos participar em http://sites.google.com/site/cvgtriatlo/

Posso de qualquer forma avançar que vamos a Peniche e depois Oeiras! E será para limpar tudo... papel/cartão, vidro e plástico!