domingo, junho 28, 2009

ABRANTES AO VAPOR



EU GOSTO É DIIIIIIIIIIISTO!!!!

Perdoe-me este meu guinchar de felicidade, mas como se tratou do meu primeiro triatlo do ano teria inclusive desculpa para deitar um pequeno traque se me apetecesse!

E que melhor começo do que um triatlo todo ele feito dentro de água...?

Mas este triatlo, e reparem como estou a repetir a palavra triatlo montes de vezes... Tem a ver novamente com o estar muito contente por ter feito o meu primeiro... triatlo... deste ano!

Mas, dizia eu, para além de ser o primeiro do ano, foi igualmente o primeiro com as cores do CVG (C. N. Colégio Vasco da Gama), constituído exclusivamente por almas positivas, que a breve trecho darão cartas no panorama nacional... não digo é que seja no de triatlo!!!

Mas, fui acolhido nos seios da equipa com o natural receio de quem recebe um galático na equipa (nunca se sabe o desequilíbrio que um vulto desta dimensão pode trazer à equipa), mas ainda assim com muita simpatia...

Senti-me quase como se já fosse a 2ª prova com eles...


Presentes pela equipa, e por ordem alfabética, estiveram:

Luis Barbosa - um homem que sofre de solidão dentro de água
Luis Pimenta - o Rambo dos oceanos, segundo palavras do Gonçalo
Gonçalo Vicente - aquele que tropeça em pedras num arranque dentro de água
João Serôdio - o homem das inscrições que me quer limpar o sebo...
DASS'ILVA - o mito (à espera de ser confirmado...)
Manuel Gonçalves - o bigode voador
Fernando Carmo - o atleta de alta competição com piores prestações de todos os tempos


O cuidado no pormenor na preparação do equipamento, que já fez escola nos assassinos em série, foi mais uma vez demonstrado ao estar dentro do parque de transição (PT), preparando as coisas para a prova, e notado que os ténis da bike tinham ficado dentro do carro... lá fui busca-los, e quando chego cadê os óculos? Lá foi a Sô Dona Esposa (mártir digo eu) do Carmo buscar um dos 36 pares de óculos que trazem dentro do carro.

Tudo a postos portanto... e ala para a partida. Aquilo era entrar virar à direita, frente, direita, frente, saída da água. 750m de caminho!

Coloquei-me estrategicamente o mais à esquerda possível, longe da confusão e praticamente a tocar na nascente do Tejo, para que pudesse ir tranquilamente, a morrer, sem necessidade de que me ajudassem a falecer.

Partida!!! do meu primeiro triatlo deste ano, não sei se já tinha referido...

Nos primeiros metros consegui ganhar logo um bom avanço em relação ao pelotão, mas para o lado esquerdo... Não sei porquê mas o pessoal tem a mania de cumprir mesmo à risca as linhas tradicionais... eu sou um gajo de espírito livre, e em mim ninguém manda... portanto fui dar uma volta!

A certa altura digo para mim mesmo... agora só para verem quem manda, vou deixar de passear e vou voltar para o pé deles... e lá fui, respirando de 3 em 3... depois de 2 em 2, de 1 em 1, à pólo aquático e finalmente em modo Zoomarine com uma mão em cada nadador, braços esticados e peito inchado a meio metro da água... Houvera bolas e tinha metido 1 ou 2 a roda-las no nariz!

Saio da água com a sensação de ser o último, e por isso nem olhei para trás! Quase que conseguia correr até ao PT.

Entro tiro o fato no meu método 16 tempos: desprender a merd@ do fato do relógio, depois baixar o fato até aos joelhos, depois até meio das canelas, tornozelos, desprender a merd@ do fato da fita do chip, cair no chão, desentalar a mão que ficou presa na fita do chip, sacar a perna que falta com os cotovelos porque ainda não consegui tirar a porra da mão da fita do chip, ... e por aí a fora... o tempo no PT deve ter rondado os 15 minutos...

Do percurso da bicicleta só conhecia a descida para a zona de prova, pelo que na altura disse: Isto vai ser um passeio... devia ter trazido a bike de downhill...



Pronto o resto é história. A história de um individuo que luta por dentro para não parar e andar à mão nas subidas, e que vê Marias Joãos Madeiras e outra colegas a passar por si na bike... molhando um pouco mais o já alagado chão. Não que elas andem pouco, pelo contrário, se andam não parecia... Até o Carmo me passou na Bike, só por aí dá para ver a miséria!

Reparei ainda no Bigode Voador (Manuel Gonçalves relembro) a se aproximar cada vez mais... se tem rapado o bigode, ainda na bike me apanhava!

Nas descidas começava a travar no fim das subidas, pelo que nunca consegui ganhar grande velocidade neste segmento.

Grandes que passaram por mim na bicicleta: Alcino, Catarino em BTT (assim também eu :P) e um babuíno! (Este último não passou, mas rima com os outros e achei que ficava bem...)

Depois, no segmento de corrida, foi a constatação do homicídio involuntário da organização, tendo-me sujeito aos mais infames métodos de tortura por uns longos 21 minutos.

Logo à saída do PT, tive de encostar para esticar o pernil (não ainda não foi aí...), depois fui aos saltinhos e depois um bocadinho mais depressa mas não muito...

Passa a Vanessa com um ritmo mais ou menos..., depois o Lino com um ritmo mais ou mais, e lá foram passando todos... inclusive o Bigode Voador que diz "Força miúdo" e me dá uma pancadinha nas costas que me ia atirando contra o público... Se ele soubesse o equilíbrio que ia a fazer para não correr com a cabeça...



A partir de certa altura a chuva intensifica-se e nos meus ténis começam a aparecer pequenos golden fish tal era a quantidade de água lá dentro... A certa altura ia a correr em cima e a nadar pernas bruços em baixo... foi assim que ganhei alguns lugares!

Acabei com cerca de 1h18'30'', a mais de 16 minutos do grande vencedor Estrangeiro, e a 15' do 4º classificado Vanesso Fernandes!

A foto de família fica para uma outra oportunidade, já que depois de terminada a prova, começaram as filmagens do "Arca de Noé II" e os animaizinhos tiveram que entrar dentro dos barcos!

Registo o banho tomado pelo Tintim (do Alhandra) em plena rua...

FOTOS, Óculos de natação e Agradecimentos especiais: Sô Dona Carmo!

NEXT: Pedrógão Grande e depois Aveiro

4 comentários:

Barbosa disse...

Excelente texto, com um ou outro rasgo de humor e cosubstanciado de muito realismo.
Abraço

sica disse...

E desta vez nem fez o choradinho do costume, ah e tal o pessoal nem tem tempo para treinar, um gajo com equipa ainda por cima com atletas como o Carmo é um Pro, vais ter que mudar o discurso.
PS- Diz-se nos corredores que a equipa ainda não está fechada, vão contratar o David Vaz para completar o Trio Maravilha, depois nem o Olimpico de Oeiras vos bate.

Fernando Carmo disse...

Os maióres... Os CVGs são os maióres...

Abraços,

FC

Ricardo Francisco disse...

Fossem «meninos» como eu e consultavam o Windguru que mostrava logo que ia ser um triatlo assim para o «esquisito».
Belo texto...
Gostei e fiquei contente por ter ficado na caminha...