quarta-feira, março 29, 2006

MEIA-MARATONA DE LISBOA 2006

16ª Meia Maratona de Lisboa

Percurso: 7
Marcação: 9
Abastecimentos: 5
Assistência: 8
Dificuldade Física: 9
Dificuldade Técnica: 0
Extras: 7
Preço/Qualidade: 6
GERAL: 7


Domingo, 7h00


Depois de ter dormido um sono profundamente regular, levanto-me com a sensação de como se tivesse dormido uma hora a mais do que o previsto. Esta sensação dá pelo nome técnico de "Mudança para a hora de Verão". Só dei conta disso um pouco mais tarde...


Depois de ter comido os meus cereais, vesti o meu equipamento hi-tech de corrida, deixado de véspera a marinar em vaselina! (Esta é só para eu perceber). Lavei os dentes, fiz xi-xi, e fiz-me à estrada. Pera... depois do xi-xi ainda fiz o có-có, depois é que me fiz à estrada. Não há coisa pior do que correr de intestinos cheios!


Chego à Gare do Oriente à hora marcada com os meus amigos Cenoura e Oliveirinha, e cadê deles??? Pois é eles já iam uma hora adiantados, porque se lembraram que a hora tinha ido para a frente... Resultado, toda esta história passou a ser solitária desde aqui até aqui (Gare do Oriente). Mas só dei conta disso já a meio do caminho para o Pragal.


O pica veio e disse que o bilhete tinha que ser carimbado não sei onde e que só dava para não sei o quê, ao que eu lhe respondi que se fosse preciso alguma coisa, eu só tinha em minha posse, para além de um espetacular corpo, uma garrafa de água e uma barra de chocolate. Não fez nada o maricas!


Até ao Pragal o comboio foi enchendo e chegou ao destino já a deitar por fora. O pessoal todo com os bonés da EDP fez-me lembrar ida de um Infantário Gigante ao Jardim Zoológico... só faltavam as mãos dadas.


Com esta coisa da 1 hora a mais, cheguei ao pragal por volta das 9h50 e já muito em cima das 10h30 marcada como hora de partida. Aproveitando um pequeno grupo de atletas mais a sério que seguiam correndo por entre os turistas, lá me colei a eles aproveitando desta forma para fazer o aquecimento recomendado nos livros. Ia morrendo!!! Ou os gajos pensavam que a corrida começava ás 10h ou então é melhor eu começar a treinar...


Chegado ao viaduto do Pragal, não levei mais de 433 minutos a chegar lá abaixo, "dasse, tanta gente!" dizia um netinho para a sua avó.


Apesar de nas portagens haver uma divisão entre os atletas da meia e os da mini, depois das portagens juntavam-se todos outra vez?!?! Não percebi esta.


Fiz mais uns sprints teóricos de aquecimento atrás do aglomerado de gente, e devagarinho fui-me chegando à frente, ficando a uns escassos 5,73 metros da fila da frente. Tudo a postos para esta que iria ser a minha 2ª meia maratona sem qualquer tipo de treino. Nem específico, nem geral. Zero!
10h30 PUUUUMMMMM!!!


Dado o tiro de partida, resolvi seguir pela via com ar condicionado (a da grelha) uma vez que estava quase totalmente desobstruída, e os primeiros 4 km foram todos feitos entre os 3'50''/km e os 3'59''/km, o que claramente fazia de mim não só estúpido, mas velozmente estúpido para a mim preparação.


Adorei aquela publicidade no final da descida onde dizia "Solta o Queniano que há em ti", e não fosse ter que esperar por um amigo meu (o Ricardo), e tinha mesmo aproveitado aquela frase e feito abaixo da hora.


Imediatamente a seguir, na zona onde se separavam os homens das crianças, que era onde eu esperava que estivesse a bubida, não estava lá nada! E eu que ia completamente seco... Foram precisos mais 2,5km para aparecer o primeiro abastecimento, já ia tudo a praguejar que nem loucos. Um ponto a rever no futuro sem dúvida, ainda por cima num dia de muito sol e algum calor.
Chegamos à Praça do Comércio para aí com 8kms feitos, e está a dar musica Zitana para os marcianos ouvirem... ainda agora me estão a zumbir os ouvidos.


Nesta fase da ida ao Rossio, já estava clinicamente morto, mas ainda assim num chamado coma deslizante que me permitiu passar aos 10kms com o tempo oficial de 42'30'', e já novamente de volta ao carrossel Zitano.


Ao entrar na "marginal" já as minhas lebres tinham ido a Santa Apolónia, regressado e chegado para aí ao Mercado da Ribeira... (não devem ter muitas namoradas de certeza).


Passado pouco tempo passa por mim uma cara conhecida, o Tintin, que apesar de dizer que ia mal, lá me foi deixando a falar sozinho.


Pouco depois em sentido contrário passa a Vanessa Fernandes e Bruno Pais em grande estilo, passados 2 minutos apenas passa o Fernando Carmo que ainda tem tempo de cumprimentar o povão... (fez no final a sua melhor marca na distância 1h17).


Pronto passado um bocado, chegamos a retorno, depois de Santa Apolónia, e a história limita-se a um ser que foi definhando km após km... sempre com um ventinho chato de frente... e que passou aos 20km com 1h31 de prova, e num esforço final, sprintou a 5'30''/km para a meta, obtendo 1h36'40'' no final, tendo retirado, ao já espetacular anterior record, uns brutais 9' (9 minutos em português).


Ainda esperei pelo Cenoura até ás 1h55' de prova (uma vez que ele tinha feito 1h50 em Dezembro) e como não apareceu bazei! Fez 2h12' mas sempre em grande estilo!


Para o ano há mais mas espero que com treino, porque o resultado não foi bonito. Hoje (Quarta feira), ainda não ando como as pessoas normais e tenho um pé esquerdo que os médicos legistas desmaiam ao olhar para ele!


Dia 9 temos Duatlo das Lezírias!!! Espero eu...

1 comentário:

Anónimo disse...

Este blog está excelente!!
Tem comentários cheios de saudável ironia!
Continua...