segunda-feira, março 13, 2006

MARATONA DO SOBRAL

1ª Maratona de Sobral de Monte Agraço

Uma palavra: Outra????
Duas palavras: Outra subida????
Três palavras: Outra subida destas????
....
e por aí fora!

Resumindo e já de início vou dar a classificação à organização, que a partir de agora terá sempre este formato:

  • Percurso: 7
  • Marcação: 4
  • Abastecimentos: 6
  • Assistência: 8
  • Dificuldade Física: 8
  • Dificuldade Técnica: 6
  • Extras: 7
  • Preço/Qualidade: 8
  • GERAL: 7



Não sei quantos metros de acumulado fizemos (o meu polar marcou cerca de 1800m), mas que as subidas se acotovelavam umas às outras lá isso...

O dia estava bonito, como há muito não se via, a moldura humana era impressionante, e assim que todos se fizeram à avenida principal para o início da volta de "apresentação", era vê-los às centenas e de todas as cores... mais de 20 à vontade!!

Por momentos pensei que os 60 km da maratona fossem cumpridos na integra neste circuito de "apresentação", uma vez que depois de cumprida a primeira volta ainda iniciamos a 2ª, mas... não... era mesmo só até ao cruzamento para sairmos de Sobral, sempre atrás do carro da organização e com os arrepios normais das travagens à queima roupa e das curvas uns em cima dos outros. Apesar de tudo nao vi quedas!

Uns metros mais adiante, o carro da organização entra nas boxes e as máquinas da frente desatam a acelerar pela serra acima, logo com uma subida lixada e cheia de lama para avisar os mais distraídos para o que aí vinha.

Ao lado deste single track inicial, havia um estradão bem mais fácil de "escalar", que foi imediatamente aproveitado por alminhas perdidas... espero que tenham ganho a corrida.

Houve depois mais uma subidas dignas desse nome e uma passagem engraçada por uma localidade, em que atravessavamos um estreito a alta velocidade... e que me fez lembrar os meus tempos de DownTown dos idos 1979...nessa altura ainda feito com bicicletas estáticas.

A seguir a uma subida (até parece que houve muitas subidas neste percurso, já viram...), perdi-me quando seguia atrás de uns tipos manhosos da loja R-Bikes (na OTA/Alenquer) que preferiram penalizar alguns elementos da sua equipa, para me afastar dos lugares cimeiros. Graças à brincadeira, fizemos uma descida técnica e depois tivemos que subir tudo à mão, perdendo uns bons 5 minutos e cerca de 32 posições, pois ainda vinha tudo muito junto.

A partir daí até ao final, não mais me voltaria a perder... feito quase inédito da minha parte!

De resto lembro-me que o meu colega Dario seguia a cerca de 100m de mim mesmo antes de me perder e que ficou em 7º Lugar (*resultado ainda oficioso, pois quase de certeza vão descobrir o corta-mato de 53km que o gajo fez...).

Algures no km 20 e tal, fui alcançado por mais um colega dos drunfos, o Rodrigo, que quase em estreia de maratonas fez um espectacular 14º lugar*. Nesta altura já eu ia a penar, com uma fraqueza subita e acentuada, depois de ter tomado uma pastilha de mágnésio a subir e não me ter hidratado o suficiente. Pelo menos esta é a desculpa que ando a vender ao meu cérebro.

Durante este período zombbie, quase que fui atropelado pelo Carlão. Eu ainda olhei para trás à procura do Zézé Camarinha a confundi-lo com uma das minhas ex-namoradas mas não cheguei a ver nada, mas que o gajo ia em stress lá isso ia.

Curiosamente, ainda nesta fase de parkinson, fui alcançado pelo "atleta" mais fraco da zona sul do universo (...o colega Brandinho) e mesmo assim não consegue fugir... é de facto deliciante assistir às suas fugas psicológicas! Parece que leva sempre uma âncora agarrada à roda de trás...

Ao km 33 dá-se-me a 1ª caimbra a obrigar paragem, mas por outro lado já me sinto melhor da fraqueza geral de que padecera kms antes. Aqui o colega Brandinho consegue-se afastar uns metros, durante os 5 minutos que fico deitado em cima de uma confortável rocha.

E neste merecido descanso quem aparece?? El President em pessoa, sempre a bombar! Ainda me mandou umas bocas de quando é que pagas as inscrições que me deves e não sei quê... mas devia-me estar a confundir com alguém concerteza.

Finda a paragem, meto-me ao caminho, neste momento já propositadamente em último dos 6 elementos da minha equipa (www.hbt-btt.com) que alinharam à partida. Gosto de os ver felizes o que é que eu posso fazer. Mas na zona de abastecimento antes da subida do Socorro, ainda lá estavam os meus dois últimos colegas... Eu chego e o sr. president baza... Então manda as bocas e depois não é homem para as assumir de frente?!? Assim não vale...

Esta zona de abastecimento tinha as melhores laranjas que já comi até hoje... e tenho quase 31 anos de laranjas!

Senhor criador destas lindas laranjas, faço desde já um aviso, que lhe vou fazer uma OPA ao laranjal assim que o vir distraído.

Saio praticamente junto com o caracol, e deixo-o novamente ir um bocadinho à frente só para ver o que ele valia na subida rainha... e o que é que ele vale? perguntam vocês. Sim... porque eu não preciso de perguntar pois já vi o suficiente. Não vale nada. Zero. Rien. Nicles batatóides... No duatlo da lezírias vai levar 30 minutos de avanço!

A subida foi feita em primeira e devagarinho, mas sem paragens para que as cãimbras não regressassem. Lá em cima tinha à espera como em muito outros locais durante todo o percurso, o NOGAT a recuperar do susto de brevemente ser pai, e a Srª Dona Esposa do Fugitivo Carlão. Ambos incansáveis no apoio aos seus parceiros de equipa. Obrigado.

E obrigado pelo óleo que puseram nos discos do brandinho, porque senão não tinha parceiro para o resto da viagem... uma vez que assim foi obrigado a ir a velocidades que ele ainda consegue de alguma forma controlar.

Depois disto praticamente foi a "rolar" até à subida final, onde impus o meu ritmo e dei um festival de pedal, tendo nos últimos 4 km ultrapassado para cima de 2 atletas, incluindo um arrastado Brandinho que a única coisa que conseguia acelerar naquele momento era o alcance da vista... mas não muito!

Finalizei então esta excelente maratona em 4h03' (este sim um tempo oficial, reproduzido pela rapariga da chegada) e algures entre os 50 e os 60 primeiros atletas. Obviamente vim ao Sobral numa de descontra, como se percebe pela modesta prestação.

Quanto aos resultados* dos HBT's presentes:

7º Lugar - Sr Prof. Dário

15º Lugar - D. Rodrigo

22º Lugar - Carlão Brazuca

48º Lugar - El President

55º Lugar (?!?) - O Mito

Muito para lá das suas mais óptimistas espectativas - Brandinho o Roto

Brevemente, participarei:

  • na Meia Maratona de Lisboa a 26 de Março
  • no Duatlo das Lezírias a 9 de Abril
  • nas 6 Horas de Grândola a 15 de Abril