domingo, janeiro 16, 2011

CORRIDA SÃO DOMINGOS DE BENFICA

1ª Corrida do ano 2011... já tem pelo menos esse carimbo...

Integrada no ambicioso plano de treinos Carmo365 para a cada vez mais próxima
Maratona Di Roma, esta prova foi antecedida por 60' de corrida lenta (57' para sermos mais exactos) e precedida por mais 20' de ritmo relaxado (17' para ser outra vez mais exacto).

Em termos de resultados sei que cilindrei oficialmente a prova em 41'17'' e 139º lugar! E oficialmente é tudo!

Mas o que interessa não é o que foi escrito nas tabelitas de resultados, mas sim o que realmente se passou... pelo que passo a contar:


Dos CVGs presentes contavam-se:
  • 1 Sô Vitor
  • 1 Sô Vet
  • 1 Barbooooosa
  • 1 DASSILVA
  • 1 Fábia

Como referi eu, o Sô Vitor e o Barbooooosa, para cumprir o plano resolvemos começar 60' mais cedo a correr, entrando no final deste período directamente na prova...

Quando a pergunta "Então e vamos correr 60' por onde?!?" surgiu, olhamos os 3 uns para os outros (o Barboooosa senti que olhou um pouco mais para o Sô Vitor do que seria eventualmente necessário...) e resolvemos entregar a tarefa GPS ao pseudo-Para-Comando Barboooosa, já que ele de 15 em 15' diz que quando era novo era brutal...

...mente desorientado, já que nem passados 2 minutos de corrida, já estávamos trancados num beco sem saída com o Barboooooosa a lançar novos e demorados olhares para o Sô Vitor...!

Todas as pessoas devem ter uma 2ª oportunidade pelo que lá disse ao Barboooooosa "Barbosa PÁRAS DE OLHAR PARA O SÔ VITOR SFF?!?! e decide-te lá para onde é que vamos agora..."

Sendo a ideia correr 60' em Z1/Z2 (que para quem não tirou um curso de desporto na NASA, significa ir mais ou menos a pastar a vaca mas sem conseguir dizer o nome em menos de 14 sílabas), o Barboooosa resolveu dizer que era porreiro irmos a correr até ao Estádio Universitário , andar por lá e regressar... esqueceu-se foi que o EUL fica já próximo do acampamento base avançado do Evareste...a 700000 biliões de kms de altitude, o que dificultou um pouco a tentativa de manter as pulsações dentro da Z2...

Lá fizemos então o percurso de ida e volta, onde foram partilhadas entre outras histórias as dificuldades em aguentar o cócó dentro do organismo dos meus parceiros de aquecimento... para bem dos leitores não vou entrar em pormenores!

Chegamos novamente cá abaixo ao ZOO faltavam 2 ou 3 minutos para partir!

A ideia era não parar de correr e fazer a prova em Marathon Pace ou Passo da Maratona... sim porque as maratonas fazem-se a passo... não é para ir feito louco a correr, armado em africano! Para armanços em africano já chegam as minhas aparições em pelota à janela do prédio!

Marathon Pace (no meu caso 4'30''/km) ou já próximo do Z4 se nos sentíssemos bem (qualquer coisa na casa dos 4'20''/km).

Z4 é aquele ritmo em que tentamos dizer o nome numa sílaba tipo "ILVA", mas já só sai cuspo...

PIMBA, arranca a prova!

Deixo o pessoal partir, porque o meu instinto felino faz com que goste de presas difíceis e em movimento, e lá arranco com aquele ar de quem vai sofrer mas em estilo!

Passo pelos Serôdios lesionados e de máquinas na mão, e reparo um pouco mais à frente que ia de telefone na mão! Derrapagem controlada, uns quantos metros à retaguarda, largo o bicho nas mãos da Sô Dona Serôdia, e ala que o Barbooosa já lá vai!

Seguia no no ritmo previsto (4'20''/4'30'') até ter encontrado o Barbooooosa que até parecia estar à minha espera...

Para que é que ele estaria à minha espera não sei, mas que parecia parecia!

A partir daí, e como o pseudo-Para não usa medidor de bpm's, toda a ideia de corrida controlada perdeu-se. Rapidamente começou a resvalar para os 4'10'' depois 4'05'', comigo a dizer vais muito depressa PARA O QUE TÍNHAMOS COMBINADO, FUGITIVO!!!

Apanhamos a Fábia... resistimos à tentação de ficar ali...

Apanhamos o Gonçalo... resistimos à tentação de o fazer tropeçar ali...

Apanhei o coração e os pulmões e tentei ir atrás do Barbooooosa.... mas rapidamente percebi a ideia do Judas... ele queria que eu fosse atrás dele... mas quanto mais atrás melhor...

Várias vezes disse para mim mesmo, deixo-o ir.... haverão outros parceiros de treino! Mas lá continuei a puxar pelo coiro!

Chegados à zona dos Pupilos com subidas mais pronunciadas, Barbooosa o pseudo-Para começa a fraquejar... aquela tosse que ouvia amiúde ao longe não me era estranha... parecia ter ouvido coisa parecida na 4ª feira anterior para os lados do Jamor...

E ao iniciar outra subida nas Larajeiras, Barboooosa entrega a alma ao criador... deixando-se por fim apanhar!

Ver-me passar ao lado, trouxe-lhe à memória todos os momentos traumáticos de Lamego... e inevitavelmente os mecanismos de superação da dor... Até parece que ouvi o clic no momento em que isso aconteceu...

Foi um clic com um som a terminar em "...dassss". Eu até me virei para trás a perguntar se precisava de alguma coisa...

Chegamos à descida para a estrada de Benfica e relaxo para não partir os frontais (julgo ser este o nome técnico dos músculos da frente nas pernas), momento que o Fantasma Barbooosa ganha novas cores e passa por mim a assobiar para o lado a ver se eu não o via...

Estava então lançado o desafio, pelo menos na minha cabeça.... isto vai acabar ao sprint!

Barbooooosa sabe que DASSSSILVA tem uma ponta.... final, a fazer lembrar o Bolt com 2 pacotes de quilo de coca nas narinas!

Barbooosa tenta então desesperadamente largar lastro nos 2 kms que antecederam a recta da meta (feitos a 3'43'' e 3'48''), "claramente esperando pelo parceiro de treino" que ainda tentou avisar que este ritmo o ia matar!

O ritmo foi sempre aumentando, com mais 1 ou 2 outsiders por perto a partilhar o sprint camuflado do Paraquedista de La...fões!

À entrada da última curva estava o Serôdio, que deverá ter fotos que mostram o Barbooosa a fechar a curva, acto desesperado de bloquear a passagem da chita de t-shirt azul, que após o sprint e passar a meta ainda levou 4 ou 5 atletas no bico que estavam por ali de cócoras a tirar o chip dos ténis.... tenho de melhorar as travagens!!!

Depois é que foram elas...

Barboooosa inicia desde logo o mexerico, o boato, a realidade desfigurada... "estou-te a dizer, houve 2 subidas que o empurrei pelas costas..."!

Só estou agora com medo de uma coisa... as séries da próxima 4ª feira!

Estou em crer que os 4'10''/km... serão mais 3'10'' / 3'40''/ 5'20'' / 7'10'' .... :P


A realidade é que se o paraquedista não fosse lá ao longe eu não teria puxado tanto, pelo que

OBRIGADO BARBOOOOOOOSAA!!! :)

DASS









1 comentário:

Rita disse...

confirmado... ha fotos que relatam pelo menos a derrapagem!