quinta-feira, maio 15, 2008

7º TRILHOS DE MONSANTO (CORRIDA DE MONTANHA)

Pois é... quem é vivo sempre aparece... se bem que eu ainda não me enquadre bem nesse adjectivo, já que terminei esta 2ª experiência em corrida de montanha há poucas horas...

Em todo o caso já estou a ganhar novamente umas cores!

Da primeira vez em que participei numa corrida de montanha, que por acaso até foi aqui nestes Trilhos de Monstanto, fiz a prova em modo competição, demorando pouco menos de 55' e obtendo a 38º posição entre os 270 que chegaram ao final.

Desta vez, e porque a "preparação" está atrasada, optei por acompanhar o meu colega de equipa Nuno Oliveira nos primeiros kms, tentando apanhar depois o Augusto (outro amigo das corridas) antes da Meta.

O Augusto até apareceu com um colega de equipa que mais tarde se veio a revelar muito "útil" :)

A prova, em termos de altimetria, é definida por rampas com 190% de inclinação quer a subir, quer a descer, com terreno misto entre gravilha e caruma e terra batida... e alcatrão.



Começa em alcatrão, a direito, que rapidamente apresenta a primeira dificuldade, uma passagem superior que mete o pessoal tonto de tanta curva a 180º... depois de acabado o carrossel continua a subir. Passados poucos metros a subida deixa definitivamente o alcatrão para trás, mas esquece-se de deixar também a inclinação.. que se mantém!

Na foto em cima podemos ver o sofrimento dos atletas, com o Oliveira a laranja, passados pouco mais de 1000 metros de prova, o que diz bem da dureza destes percursos.

Depois foi continuar a sofrer, ora por ali acima ora por ali a baixo (e neste campo a descida é quase tão dura quanto a subida, já que a inclinação obriga a um constante esforço de abrandamento para não sair de pista), até que passados alguns kms (talvez aos 3km) disse adeus ao Nuno para não me atrasar demasiado.

O percurso entre o Oliveira e o amigo do Augusto foi feito praticamente a fundo, e mesmo assim já só perto dos 8km é que consegui encontra-lo, mas sozinho. Pensei epá não me digas que o Augusto foi para a frente e ainda vou ter de babar mais um bocado?!

Errado! O Augusto tinha ficado para trás, pelos vistos logo no início, por quem devo ter passado por ele naquela velocidade em que as estrelas se transformam em riscos... e não o vi. Nem ele a mim, apesar de ter referido que sentiu um corrente de ar lagures entre o km 4 e o 5 eheh

Neste ponto levava a garganta mais que seca, porque não tinha guardado a garrafa de água (com medo de molhar a câmara que não era minha), pelo que o aparecimento dele e a da sua garrafinha de água me pareceu um oasis no meio do deserto. Obrigadinho!

Até muito perto do final acompanhei o "amigo", que levava um ritmo mais vivo, e só larguei no na descida final para tirar a foto que me esqueci de tirar :P Quando me lembrei já ele tinha cortado a meta... ups!

Meta essa que por acaso até cortei 2 vezes... a primeira para as estatísticas, a 2ª para a foto já que um jovem se voluntariou muito simpaticamente para a tirar...

Resultado final 1h07 mais coisa menos coisa, portanto mais 12' que o ano anterior, mas com bastante mais gozo e quase desfrute. O percurso é muito bonito e o correr no meio da natureza tem outro encanto...

Boa prova para iniciar a época!

NEXT: (ainda por confirmar) Estrela da Estrela em bicicleta - que consiste em subir à torre pelas 3 subidas possíveis no mesmo dia (Covilhã, Manteigas e Seia).

Sem comentários: