segunda-feira, setembro 14, 2009

MEIA MARATONA S. JOÃO DAS LAMPAS 2009

Fui lá "treinar" e apesar de ter chegado atrasado 5' ainda deu para participar na festa!

Corrida sem grandes confusões (pelo menos há hora a que parti :P) e com um percurso bastante exigente para esta distância, com subidas e descidas constantes do início ao fim. Mas também por isso menos monótona!



Seguindo de momento o plano de treino do Carlos Fonseca para a maratona de Lisboa, tinha reservados para este fim de semana 25km a 4'45'' ao km, mais ou menos!

Como comecei atrasado, arranquei um bocadinho mais depressa (4'15''/km) para ver se apanhava a cauda do pelotão, não me fosse eu perder :)



Como ia tão à vontade a esse ritmo resolvi seguir mais uns kms e a verdade é que nunca senti que ia a puxar muito pelo que mantive o ritmo.

Passei aos 10km com cerca de 42' e cheguei ao final com quase 1h30 no relógio (1h35 no crono da prova).


Já sei agora porque lhe chamam de S. João das Rampas :)

Fui vendo pessoal das equipas LINK e #1 das quais faço parte. Só não consegui ver o Carmo que ia mais à frente:)


Resumindo a prova é engraçada, com bons prémios (1 saco + 1 t-shirt + 1 boné + bolos secos + água + 2 peras + meia dúzia de ovos(!))... estava a ver que no final da fila me davam um avental + fogão + frigideira e tinha de inventar um prato qualquer...

O público também está presente em muitas zonas do percurso.

Primeiro treino longo do plano cumprido sem problemas portanto!



NEXT: Corrida do Destak no próximo domingo dia 20!

Fotos by http://www.ammamagazine.com

AQUATLO DE SESIMBRA 2009

Quando digo que fui fazer um Aquatlo, regressa a eterna discussão pública nacional sobre o que é isso dos Aquatlos, e para a qual os Iluminados (pessoas que gostam de demonstrar diante os seus pares que dominam categoricamente qualquer assunto, seja ele Canhões ZRX 2000 ou bordados de Arraiolos), têm sempre algumas ideias interessantes:

- “Isso mete daquelas bicicletas do Hidro-spinning, não mete?

- “Isso é nadar – correr – nadar – pedalar – e fazer rissóis não é?”

Entre outras ideias que agora tenho vergonha de dizer pois metem a palavra tremoço!


O Espírito

Fui para a prova com o espírito de quem não nadava desde Aveiro (Triatlo Olímpico) e que antes desse não nadava desde Pedrogão (outro triatlo) e que antes desse não nadava desde Abrantes (triatlo) and soy on… portanto com uma carga já avolumada de treinos natatórios!

Como iniciei o plano da Maratona há semana e meia, resolvi usar a táctica do nadar descontraído e tentar fazer a corrida a fundo para ver como estavam as férias.

NOTA de AUTOR: Na sexta-feira anterior houve jantar de Galifões e aqui o je encharcou-se um bocadiiiiiiiiinho para lá da conta…

Assim foi, fui para Sesimbra a “solo” (uma mania que trouxe das provas de 24 horas que nunca fiz) e lá me juntei aos meus colegas de equipa aka “Os Apóstolos” e mais a senhora fotografa que não posso identificar, porque senão podem-na querer retirar de nós otros!


A Estreia nos Aquatlos


Foram eles:

• Manuel “Bigodes Voador” Gonçalves – que já tem um sósia no circuito

• João “Faltou um bocadinho assiiiim” Serôdio – que com mais 1 treino puxa a equipa para a ribalta do triatlo Mundial (tenho que dizer bem dele senão nunca mais me faz as inscrições)

• Luis “Ainda falta sair um da água” Barbosa – para quem não tenho palavras, tal é o desconcertante à vontade com que lida com estado líquido…


A preparação

Em termos logísticos a coisa era mais simples, não havendo bike, é só meter os ténis no cesto e levar a touca + óculos + fato + vaselina + preservativos + (kit de sobrevivência para 3 dias no caso do Barbosa) para junto da água…

Em antes houve uma prova aberta onde aquele puto juvenil continua a dominar assim tipo à grande.

Sensivelmente quando os primeiros acabaram, fiz-me à água para um aquecimento de 30 m à morte… e respectivo xixi dentro do fato no final para festejar mais um recorde de pulsações batido!

A limpidez da água assemelhava-se à do triatlo de Santarém (na fossa de Alpiarça) e era possível ver peixinhos a nadar por todo o lado. Disse para mim mesmo que se passasse um Robalo ou Dourada com mais de 1 kg deixava a prova para 2º plano! Mas não cheguei a avistar nenhum não sei bem porquê…

Saímos todos da água, para o tiro inicial!

Sabendo das capacidades do Ricardo “Homem da Atlântida” da Silva, a Joana Marques veio disfarçadamente colocar-se à minha frente para ser catapultada a partir do meu bico (!) assim que dessem a ordem de largada.


A prova propriamente dita…

PIM!!!!! (som da bala do tiro de partida a bater no apito do Nadador-Salva-Vidas)

E lá entra o grupilho dentro de água, disponibilizando ao muito público presente a bela imagem, muitas vezes repetida nos programas da National Geographic, de uma manada de gnus a tentar atravessar um Nilo infestado de crocodilos… todos a nadar uns por cima dos outros gritando “Salve-se quem pudeeeeerrrr!!!!”

Fui então no meu ritmo expectante até à primeira bóia sempre a ver bolhinhas e bracinhos e perninhas à minha volta e por vezes encostados à retina ou mesmo dentro dela… o que me leva a crer que ia no meio do pelotão!

A partir da 1ª bóia e assim que viro à direita, levo com um raio solar, potenciado por 3 bolhas de ar rigorosamente alinhadas com o dito raio… que me queimaram 70% do globo ocular, fazendo com que a partir daí tivesse a sensação de ir sempre sozinho… mas a ouvir vozes... Ya meteu um bocado de medo!

A ondulação entre a 1ª e a 2ª bóia, para um nadador de piscinas adormecidas como eu, fazia lembrar a pesca de caranguejos do mar de Bering mas sem o barco por baixo… não enjoei, mas foi por pouco… e lá fui lento lento até à saída do segmento que aconteceu ao fim de 13’ (tendo-me no entanto parecido uns 30')





Sendo a minha estreia, nunca tinha experienciado a sensação de tentar mexer as pernas com o sangue todo nos braços… e a verdade é que não dá!



Fui aos S’s até cerca do km 3, e depois consegui ir aos Y’s… Só aos 4km consegui ir a correr mas ainda assim a custo… acabando a corrida em 22’… para 4600m :P



Gostei da experiência mas tenho de treinar mais esta transferência de massas sanguíneas, pois a coisa para mim foi ainda mais complicada do que a 2ª corrida de um duatlo!

Mais 100m e o Bigodes Voador apanhava-me tal era a velocidade com que vinha, e pouco depois chegava o Serôdio com grande à vontade…

Destacado em últimos DA GERAL!!!, chegava o Barbosa, que como já nada bem resolveu ir fazer caça submarina para a costa dos Açores, tendo chegado atrasado à festa da corrida… fica para o ano!

No final, depois de uma corridinha para descontrair, foi hora de injerir os batidos proteicos para acelerar a recuperação...




Próximo Triatlo é em Setúbal ou que é…


Fotos by "Ritinha" and Vasco(do Alhandra)...