segunda-feira, dezembro 31, 2007

Fim de Semana Activo

Como é possível ver na imagem, em que o 'X' a vermelho representa o dia Bem Passado, e o 'X' a verde representa o dia Bem Treinado, as últimas semanas pautaram-se pela habitual boa disposição e treinos em barda!


Aquilo é uma espécie de plano para a Maratona de Barcelona, que convém(inha) seguir à risca para que a dolorosa não custe tanto a entrar... e até agora posso dizer que não falhei nenhum dos dias planeados ( ora com um X a verde ora com um X a vermelho ainda não deixei escapar


Homenagem ao President

Ontem fiz 2h30 horas de btt descontraído com mais amigos dos HBT e que serviu em primeiro lugar para prestarmos a devida homenagem ao Sr. President, pelo seu incansável apoio a equipa a todos os níveis (logísticos, administrativos, financeiros, you name it...),


e em segundo lugar para nos despedirmos do ano de 2007 em beleza, com um passeio calmo pela Serra de Sintra banhada por um tempinho maravilha.


Foi bom voltar à serra que me deu a conhecer tão ilustres personagens, com as mesmas novamente em pano de fundo!


S. Silvestre dos Olivais
Hoje, Domingo dia 30, pelas 21h, lá parti para a minha estreia na prova que o ano passado só consegui ver de fora devido a gripe, mas que este ano o corpinho permitiu aderir.

Fui com os #1's Oliveira, Carmo e De Las Gambas, que me avisaram ser um percurso com algum sobe e desce. A noite apesar de fria não estava gélida, e as muitas pessoas que participaram aqueceram o resto!

Consegui meter-me ali nas primeiras filas, e não perdi muito tempo a passar por pessoas mais lentas que depois me passariam no 2º km com é habitual...

Aquilo começa a descer bem até uma rotunda, e aí deu para ir ali ao pé de uma menina baixinha do Glorioso (facto que alenta sempre uma pessoa), e foi também a altura em que passa por mim o amigo Tintim numa passada descontraída mas com firmeza...

Depois vem uma subida grandita até ao Centro Comercial, seguida de descida na mesma medida até à avenida principal da expo mais coisa menos coisa. Passo ao km 5 com 18'20'' e penso para mim que apesar do "treino pesado" não estava a acusar muito, já que o meu record na distância e em percursos menos sinuosos é de 38'40''.

Sabia que a última parte seria novamente mais a subir que a descer, mas ainda assim alimentei a esperança de conseguir tirar uns segunditos ao dito "recor", já que a margem ainda era boa e as 2 lebres que eu estava a seguir e me cobriam........ do vento, estavam com boa passada!

Mas de facto aquilo ainda sobe um bocado e não deu para grandes velocidades na segunda metade, especialmente nos 3 kms finais.

Fiz provavelmente o melhor sprint da última década de registos da prova, atingindo os 37,4km/h no foto finish!

Devo ter ficado entre os 100 e 150 primeiros, com o registo de 38'59''59. (penso eu, pois ainda não vi os resultados).


No final, recebi um panfleto de mais uma corrida de 10km, desta feita na terra da esposa - Alenquer - pelo que devo dar lá uma saltada... sempre é mais um X verde que junto ao papel do frigorifico!

domingo, dezembro 16, 2007

Tróia - Sagres 2007

Estava aqui a pensar na desculpa que deveria arranjar, para justificar a decisão em que afinal em vez de estúpido, sou Homem... não sei se se recordam!

Muito provavelmente devido à maratona de Canha (ou então por ser mais sensível que um panda com 2 dias nascido em cativeiro), apanhei uma constipação que ainda hoje se faz ouvir nesta voz de benfiquista depois do jogo com o Belém.

Condição que me levou a dar o dito por não dito, e a resolver levar a bike de estrada para ver se não piorava ainda mais... de cada vez que passava por um colega com btt à homem dava gritos interiores de alegria por ter tomado esta decisão! Assim sendo, fui com a minha super-hyper-performant-sub10kg BH de estrada com a qual habitualmente faço as provas de triatlo.

Por volta das 4h30 da manhã acordei sobressaltado, pois já devia ter começado o programa no canal Odisseia sobre as ondas de Jaws e o Laird Hamilton, o qual não iria perder nem por nada.
Foi tudo o que eu esperava e muito mais... aquele gajo flui na crista da onda como nenhum outro...

Aproveitando que já estava acordado e sabendo que daí a nada tinha de me por na alheta para o Tróia-Sagres, resolvi não dormitar mais e comer qualquer coisinha.

Como combinado cheguei à porta Loja das Bicicletas às 5h50'00'' e... como esperado o Brandão e a sua Yayace Beje viste-los!

Passado uns 2 minutos aparece o Moldavian Express vindo do nada e com aquele vocabulário que só ele entende (o caludês) e que deixa subentender que o Brandinho deveria estar quase a chegar. Homenagem ao grande artífice que a Loja das Bicicletas tem a sorte de ter nos seus quadros!

Passado alguns instantes lá aparece o Brandinho e restantes companheiros na tecnológica carrinha. Bikes lá para dentro e ala para Setúbal.

Chegamos a tempo do 1º Ferry (7h15) mas já atrasados o suficiente para que os que estivessem à frente o enchessem. Assim só fomos no 2º às 7h40, a caminho de Tróia!

Um dos bons momentos desta volta é sempre a travessia do estuário do Sado a tempo de observar o nascer do Sol... lindo!


Ainda antes de sair do barco, e uma vez que era o único do grupo que ainda não levava a bike montada, tratei de a montar ali mesmo no meio de toda a gente! Ficou tudo de boca aberta, quando abri o meu saco de congelados de 16cents do Lidl e comecei a sacar peças de bicicleta... Em menos de 27 minutos tinha a bike montada e apenas 2 peças, que pareciam menos críticas, sobraram.

Saímos do barco e já o resto dos HBT's estavam alinhados de braços cruzados à nossa espera!

Eu como sempre tava prontinho e tive de esperar pelas noivas...

"Tá tudo, agora?" perguntei...

"Tá tudo! Siiiiiiga!!!!"

"Pááááááraa tudo!!!", disse eu, "...o Brandinho quer mijar."

"Não quero nada!" mentiu o gajo...

"Ai agora já não queres verter águas ó meu ganda pan..........Epá calma Brandinho, devolve-me já o chão ouviste... se não parto-te tooooooooo..." CATAPUMMMM

"Men, até parece que adivinhas, era mesmo aqui que eu queria mijar....passa-me só aí as escadas que eu quero descer..."



Lá sacamos a foto de grupo, e lá partimos... partimos que é como quem diz... partiram... pois tinha-me esquecido do capacete... e assim que me fiz à estrada reparei que tinhas as mãos fresquinhas... voltei atrás, calcei as luvas e agora sim... parti(mos)!

Claro que os gajos ao me verem voltar atrás para apanhar as luvas, nem queriam acreditar no brinde que lhes tinha caído em cima... trataram logo de se meter a 57km/h, com o pessoal a rodar na cabeça do grupo a cada 2''...

A única que ficou à minha espera foi a Rita, o que me obrigou depois a abrandar dos 120km/h para os tranquilos 35km/h para que me pudesse acompanhar, pois já estava a menos de 10m dos pan...companheiros de equipa!

Pronto a partir daqui não há grande história.

Frio no início...

Fomos sempre os 2 (quando não iam mais alguns a aproveitar a boleia) sozinhos..

Depois fomos apanhados por um comboio numeroso, perto da via rápida para sines...



Voltamos a ficar sozinhos entre S.Torpes e V. Nova de Milfontes, onde fomos apanhados por 2 colegas com um andamento semelhante ao nosso...



Aproveitamos esse andamento até SãoTeotónio mais coisa menos coisa, onde chegamos já a seco... e por acaso era mesmo aí que estava a YAYACE com o abastecimento... voltamos a ficar sozinhos...

Fizemos as primeiras subidas com calma...

Odeceixe e sua subida curta mas encaracolada, foi feita na conversa, só faltou o cafezinho...


Chegada a Rogil onde apanhamos o Brandinho completamente nas últimas, mas que quando me vê (e isto acontece sempre...) parece que leva uma injecção de 300cc de adrenalina directamente na aorta direita... e lá finge que consegue andar mais ou menos!

Gostosa descida para Aljezur, onde se deu o 2º e último abastecimento. Este abastecimento, assemelhou-se a uma acção furtiva do esquadrão classe A, que com a carrinha em formação estrela com as bikes, e de porta lateral aberta (colocando em risco a vida do Cara de Pau), nos foi enchendo os bidons à em vez!

Zona de sob e desce até à Carrapateira - com um ligeiro arrepio na espinha na descida, onde os meus cálculos, feitos em casa na noite anterior, para cada uma das curvas dos 200km, terão falhado em mm e por pouco, não fora a mestria do praticante, me teriam obrigado a fazer apenas 180km!

Subida a seguir à Carrapateira feita a contemplar a floresta virgem, e o sol das 3h da tarde, que faziam com que as cores verde e amarelo torrado, ficassem estampadas no rosto do Brandinho...

Não, não era do esforço que ele ia a fazer para acompanhar uma miuda na subida, nãããã.... era mesmo do sol a bater nas arvores e depois a ir de encontro à cara dele... era... era...

Chegamos ao carrossel dos moinhos de vento lá em cima, com o cheiro a Sagres já a entrar no nariz... e não tou a falar da terra em si... era mesmo da cerveja que o motorista da YAYACE, amigo do Brandinho, tinha emborcado para encarar os kms finais na bicicleta...

E daí até Sagres foi pedal firme, olhos na frente..., e grunhos de trás..., tal era a pieira que o Brandinho fazia a tentar conciliar o respirar com o empurrar a bilis novamente para o fígado!

Resultado, chegamos a sagres em sensivelmente 6h50'. Nada mau para a estreia da Rita, e o meu 2º melhor tempo das 3 vezes que fiz, tendo este sido o ano em que o vento menos ajudou!

Tudo arrumado na carrinha do Esquadrão Classe A, e partimos em direcção a Grândola onde comemos umas belas plumas de porco preto regadas com vinho tinto da casa... Até parecíamos aqueles pacóvios que fazem 200km de bicicleta e depois vão a um qualquer restaurante alentejano mamar carnes e vinho tinto...


Foi portanto positivo... ao contrário do saldo da conta depois de pagar o gasto.

NEXT: S. Silvestre dos Olivais no dia 30

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Maratona BTT de Canha 2007



Tá dificil de acabar uma maratona sem atalhar terreno... ainda por cima sem ser de propósito...

Desta vez fiz os 100km mais parecidos com 75km que há memória, isto porque de facto só fiz 75km...mas que eram para ser 100km...

Maratona de Canha... diziam... é ali para os lados por onde vai passar o Dakar...

Não me avisaram é que a o troço do Dakar a que se referiam era precisamente o das Dunas da Mauritânia...

O percurso foi basicamente sempre igual com subidas e descidas ligeiras mas constantes, ocasionalmente intervaladas por umas rectas... mas sempre com muita areia...

Perdi-me por volta dos 25km com o Nuno, companheiro de ocasião durante poucos kms, que nos fizeram desviar 3km, e depois falhei um controlo algures (não faço ideia onde), já que acabei com 75kms depois de ter sido passado pelos primeiros aos 60km.

Ganhou o Tiago Silva(HBT), seguido do Sérgio Marques (LusoBikes) e do Mitra (R-Bikes).
Nos 40(50) em femininos também ganhou um HBT, a Rita, que mesmo com o selim partido desde os 30, juntou mais um vitória ao curriculum. Nos 75km, ganhou mais um HBT, eu.

Fica o filme dos metros finais dos 2 primeiros.

Para a semana é o Tróia Sagres...

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Maratona de Lisboa 2007

Mais uma Meia maratona cumprida, desta feita sob um dia perfeito de sol e fresquinho, e com muita gente inscrita nas diferentes distâncias.

Segundo ouvi, estariam cerca de 1000 atletas à partida para a Maratona, 4000 para a Meia e mais 1000 para a prova aberta (6km), o que parece ser record das últimas 10 edições.

Fui com o à vontade de quem vai apenas cumprir a prova, e não em busca de um resultado, mas tinha alguns aliciantes à partida que a tornaram especial, a saber:

  • Estreia absoluta da reportagem fotográfica numa prova de atletismo (para mim claro), com direito a filme da partida vista de dentro
  • Ajudar o De Las Gambas a bater o seu record (1h39)
  • Ajudar o Paulo Carmo nos últimos Kms da Maratona
  • Assistir ao duelo ao por do sol, do Carmo Vs Oliveira na linha de chegada (o 1º na Maratona e o 2º na Meia)

Às 9 horas, partiram os mártires da maratona, com uma visão estranha logo nos

primeiros metros (registada em filme), ao ver o Paulo Carmo a abrir caminho para os profissionais do assunto, passando em 1º lugar no ponto em que me encontrava, a cerca de 300 m da partida J

Inserido no grupo dos viciados em kms seguia ainda o Augusto, estreante absoluto na distância, que martelou as pernas durante 4h20! É de homem.

Às 9h10 partiram os atletas da prova aberta, dando a possibilidade a pessoal menos treinado de perceber o ambiente que envolve uma coisa destas.


Por fim, às 10h30, lá partimos para a meia, que decorreu sem problemas e permitiu ver os Lino’s, os Pais’s, as Vanessa’s e tantos outros triatleta/duatletas em acção, mostrando que mesmo não se dedicando apenas à corrida, conseguem bater-se ou mesmo bater, atletas especializados neste “segmento” J


Fui chateando o De Las Gambas, até ele me querer partir a máquina (entre outras coisas), mas mesmo assim não conseguimos o objecto, se bem que por muito pouco. Cortou a meta com 1h40 certas. Ainda assim tirou 11’ à ultima meia, feita há 1 mês.


O Oliveira tirou 8’ ao seu vergonhoso tempo, registando 2h08’ :P


O Paulo Carmo a chamar nomes aos gajos das águas, e a gritar como se possuído por uma tribo de gorilas, lá percorreu os kms finais em bom ritmo, fazendo o seu PB na Maratona de 3h23’.



NEXT Week: Maratona BTT de Canha. Onde? Em Canha precisamente...